Seguir

Pessoas: Importação de Usuários

A plataforma SocialBase possui um recurso de importação de usuários para dentro da Rede Social Corporativa. É possível realizar a importação dessa lista de usuários seguindo o caminho: Painel de Controle > Pessoas > Importação de Usuários.
(OBS: Este caminho só estará disponível para administradores da rede)

Existem duas formas para realizar uma importação de usuários:

1) Utilizando o arquivo-exemplo já existente na rede:

Para utilizar esse método, basta seguir os passos abaixo:

  1. Realizar o download do arquivo .CSV de exemplo, localizado na página de importação dos usuários

    1.jpg

  2. Após realizar o download é possível editar o arquivo .csv utilizando algum software de edição de planilhas (Microsoft Excel, LibreOffice Calc, FreeOffice, etc...). Os campos do arquivo serão baseados na tabela de informações mostrada abaixo da área de importação, contendo, nos cabeçalhos, os campos a serem importados.
    É importante ressaltar que esta tabela de dados pode ser customizada de acordo com as configurações realizadas nos campos de perfil selecionando a opção "Campo para Importação?" (Veja mais detalhes neste artigo).
    Apenas os campos de username, password, email, enabled e displayname são obrigatórios nesta planilha.

    5.jpg
     
  3. Após o preenchimento dos dados na planilha do exemplo, com o arquivo já salvo, o administrador da rede poderá marcar a opção de resete de senha no primeiro acesso, caso seja necessário.
    (OBS: Caso seja uma importação para atualização de dados dos colaboradores, a opção de resetar a senha no primeiro acesso não é indicada, porém, em importações que tem como objetivo o cadastro de novos colaboradores, será importante deixar esta opção marcada, uma vez que o usuário poderá definir uma senha a sua escolha)

    3.jpg


  4. Por fim, o arquivo deverá ser enviado utilizando a área de upload. É importante lembrar que o arquivo final deverá estar nos seguintes formatos:
    1. Formatado em .CSV;
    2. Separado por ';' (ponto e vírgula);
    3. Codificado em UTF-8 (sem BOM);

      2.jpg

  5. Após a seleção do arquivo, o sistema irá executar a importação dos usuários e iniciará o processo de sincronização. Dependendo do tamanho do arquivo, esse processo pode demorar alguns instantes. Ao final do processo, haverá uma mensagem informando o status da importação.

    mceclip4.pngmceclip5.png
    mceclip0.png
    4.jpg

2) Criando um arquivo de importação de usuários

Antes de mais nada, é importante ter em mente todos os campos que deverão estar contidos neste aquivo. É possível encontrar estes campos seguindo o caminho: Painel de Controle > Pessoas > Importação de Usuários

No exemplo abaixo, são obrigatórios os seguintes campos no arquivo a ser criado: displayname, email, enabled, password e username.

mceclip1.png

Após verificar os campos que deverão estar contidos no arquivo de importação, é hora de criarmos o documento:

  1.  Utilizando um software de edição de planilhas, inserimos o campo no topo de cada coluna

    mceclip2.png

  2. Após inserir os campos no topo de cada coluna (cabeçalhos) é hora de preencher as informações dos colaboradores a serem importados.
    Note que alguns colaboradores o campo de email está em branco, logo, para esses perfis esse campo não conterá nenhuma informação.
    É importante notar também a coluna enabled, que deve ser preenchida com o número 1 (para habilitar o usuário) ou 0 (para desabilitar o usuário). Note que os usuários Johnni Logan e Vinicius Santos serão criados na rede, entretanto, eles já estarão desabilitados, pois ambos possuem o número 0 na coluna enabled. 

    mceclip1.png
  3. Após estar com a planilha concluída é hora de salvá-la. Vá até o Menu Arquivo> Salvar Como> Selecione o Local aonde seja salvar o arquivo> Defina um nome para este arquivo> Salve o arquivo no formato CSV separado por vírgulas.

    mceclip0.png

    No exemplo, estamos utilizando a plataforma Microsoft Excel, entretanto, é importante citar que é possível realizar essas configurações em qualquer software que faça manipulações em tabela de dados.

  4. Após a etapa anterior, o arquivo está quase pronto para ser importado, faltando apenas os itens abaixo:

    1. Formatado em .CSV    ✔
    2. Separado por ';' (ponto e vírgula)    ✔
    3. Codificado em UTF-8 (sem BOM)    ✖

  5. Para a próxima etapa, é necessário que haja um software de edição de texto. Recomendamos o uso do Notepad++ (download aqui). Com o botão direito em cima do arquivo que foi criado utilizando o Microsoft Excel, selecione a opção "Edit with Notepad++".

    mceclip3.png
  6. Após abrir o arquivo utilizando o Notepad++, siga o seguinte caminho: Formatar > Converter para UTF-8 (sem BOM).

    import.gif

  7. Depois de converter o arquivo para o formato solicitado, o arquivo poderá ser importado dentro do nosso ambiente de importação. Basta apenas seguir o caminho: Painel de Controle > Pessoas > Importação de Usuários (lembrando que esse caminho está disponível apenas aos administradores da rede) e fazer a importação do arquivo. Após a seleção do arquivo, o sistema irá executar a importação dos usuários e iniciará o processo de sincronização. Dependendo do tamanho do arquivo, esse processo pode demorar alguns instantes. Ao final do processo, haverá uma mensagem informando o status da importação.

    mceclip4.png
    mceclip5.png
    mceclip0.png
    4.jpg

 

Em caso de dúvidas sobre este assunto, entre em contato com nossa equipe de Customer Sucess ou pelo Suporte através do e-mail suporte@socialbase.com.br.

 

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 0 de 0
Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação

0 Comentários

Por favor, entre para comentar.