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Como utilizar o chat do SocialBase

O chat da SocialBase fica dentro da plataforma na versão web e está localizado à direita:

Screen_Shot_2020-03-02_at_16.39.06.png

Como funciona o chat?

Primeiramente, os usuários da plataforma aparecem no chat conforme fazem login no sistema. Portanto, mesmo fazendo integrações para adicionar os usuários, estes só aparecerão no chat quando fizerem seu primeiro login na versão web. Os logins no aplicativo iOS e Android ainda não integram com o chat da versão web. 

Na primeira vez que um usuário for utilizar o chat, por ainda não ter conversas, vão aparecer os usuários na barra cinza que já estão online na plataforma para estimular a iniciar uma conversa.

Como iniciar uma conversa ou buscar por um contato no chat?

Você pode iniciar uma conversa apenas clicando em um dos usuários que aparecem como sugestão na barra de conversas ou clicando no ícone de "+" para buscar na lista de todos os colaboradores da empresa:

Screen_Shot_2020-03-02_at_17.44.20.png

chat-onboarding.gif

Como buscar conversas recentes?

Para acessar as conversas que você já iniciou, basta clicar em "Conversas recentes", no ícone de lupa: Screen_Shot_2020-03-03_at_15.55.03.png para acessar a sua lista de conversas. 

Como mudar o status no chat?

Status: Todos os usuários têm um status no chat, que pode ser alterado ao clicar em "Configurações", no ícone de engrenagem do chat  Screen_Shot_2020-03-03_at_15.56.03.png e alterar seu status no campo que aparece na tela:

Screen_Shot_2020-03-03_at_15.54.34.png

O status pode ser: online, ocupado, ausente e offline. E são atualizados em alguns minutos de acordo com a atividade do usuário na plataforma. Por exemplo, se um usuário ficar por alguns minutos sem navegar, clicar e usar o SocialBase, automaticamente ficará offline.

Notificações de novas mensagens no navegador

Para tirar maior proveito do chat da SocialBase, é muito importante ter as notificações do navegador habilitadas, pois assim os usuários mesmo navegando em outras abas, serão notificados de novas mensagens no chat.

Para isso, é muito importante seguir os passos a seguir:

1) Liberação de URLs no Firewall: 

Para que as notificações no navegador funcionem, é imprescindível liberar às URLs abaixo:

ALLOW OUTGOING TCP RULE

www.googleapis.com:443
accounts.google.com:443
gcm-http.googleapis.com
fcm.googleapis.com:443
firestore.googleapis.com:443
socialbase-chat-vuejs-p.firebaseio.com:443
socialbase-chat-vuejs-p.firebaseapp.com:443
socialbase-chat-vuejs-p.web.app:443
socialbase-chat-vuejs-p.appspot.com:443

ALLOW INCOMING TCP RULE
PORTS 5228-5230

Você deve solicitar a liberação com o seu time técnico.
E em caso de maiores dúvidas, sugerimos a seguinte documentação de suporte: https://firebase.google.com/docs/cloud-messaging/concept-options#messaging-ports-and-your-firewall (Documentação do Firebase)

2) Permitir as notificações do SocialBase no seu navegador:

Além da liberação das URLs, é também necessário permitir que as notificações do SocialBase no seu navegador (Chrome, Firefox, Edge, etc).

Para verificar, basta clicar no ícone de cadeado no início da URL e na opção "Noficações" ou "Notifications" selecionar a opção "Permitir notificações" ou "Allow".

3) As notificações não estão funcionando? Configure o seu computador.

É importante verificar também se o seu computador está configurado para receber notificações.

No Windows, por exemplo, estas configurações são feitas em "Notificações e Ações":

Resultado de imagem para windows configuração da notificação no navegador

Notificações de novas mensagens com a aba do SocialBase fechada

É possível também receber notificações sobre novas mensagens no chat com a aba do SocialBase fechada.
Para isto é necessário, no momento de login, selecionar a opção "Manter-me conectado":

Screen_Shot_2020-03-03_at_14.23.44.png

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Se você encontrar algum problema ou tiver dificuldades de uso e outras dúvidas, não deixe de enviar uma mensagem para o nosso suporte: suporte@socialbase.com.br

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